O ano de 2002 marcou o início das atividades do Projeto de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus (EAD/CMM) quando beneficiou 59 alunos em todos os Estados atendidos pelo Comando Militar da Amazônia. Com a evolução do Projeto EAD, a Seção de Educação a Distância (SEAD/CMM) expandiu seus limites de atuação para além da jurisdição do CMA, passando a atender parte do estado do Mato Grosso do Sul (região de fronteira), sob jurisdição do CMO, e o exterior, o que representou um salto quantitativo na ordem de quase dez vezes o número de alunos atendidos, chegando ao ápice de 553 alunos em 2016. Em 2017, 445 alunos foram atendidos pela SEAD/CMM.
A taxa de permanência no curso, ou seja, alunos matriculados que concluíram o ano letivo sofreu sensível evolução, passando de 80% para 96%. Pelo décimo-quinto ano consecutivo, mais de 85% dos pais e alunos classificaram o curso como excelente ou muito bom, fato plenamente comprovado ao se observar a continuidade dos estudos de nossos ex-alunos, atualmente matriculados em Colégios Militares e instituições civis em diferentes Estados.
Esses dados refletem, com muita propriedade, a qualidade do serviço prestado pelo CMM e por todos os militares que apoiaram o processo nas diversas Organizações Militares (OMs), particularmente, os senhores Comandantes, Chefes de Terceira Seção, Orientadores (Oficiais ou Sargentos) e, no caso do pessoal no Exterior, os senhores pais e responsáveis.
As pesquisas mostraram que, de 2002 a 2017, o sucesso dos alunos esteve ligado a três fatores principais:
- a participação efetiva dos pais no processo;
- a ação enérgica e interessada dos orientadores; e
- o comprometimento das OMs no cumprimento da nobre missão educacional.
No caso específico do Exterior, ressalta-se a ação dos pais, participando efetivamente da vida escolar de seus filhos, uma vez que também exercem a função de orientadores.