Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Acessos: 1269

Solenidade alusiva ao Dia da Batalha Naval do Riachuelo

 

               No dia 16 de junho, no Colégio Militar de Manaus, ocorreu a solenidade militar alusiva ao Dia da Batalha Naval do Riachuelo. O evento foi presidido pelo Comandante do 9º Distrito Naval (9º DN), Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hetch, que esteve acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior, Capitão de Mar e Guerra Ken Williams Schonfelder. A solenidade constou de canto da Canção do CMM; leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha alusiva ao Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil; e, por fim, desfile da tropa, ocasião em que os integrantes do Grêmio Naval desfilaram em destaque. A formatura foi prestigiada pelos familiares, servidores civis e professores do Colégio e abrilhantada com a presença de vinte e dois integrantes da Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais.


               Ao término da formatura, a Presidente do Grêmio Naval, aluna Julliane France Ribeiro de Mendonça, do 2º Ano do Ensino Médio, manifestou que “a presença da mais alta autoridade da Marinha do Brasil da Guarnição de Manaus, na formatura, nos trouxe a sensação de grande prestígio, fato que nos motiva a continuar a enaltecer e difundir os valores e as tradições da briosa Marinha – ADSUMUS.”

 

Sobre a Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870) - o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana (1861-1865). A importância da vitória nesta Batalha é que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra. Desestimulou, também, possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios à causa paraguaia.

Fonte: http://www.mar.mil.br/hotsites/11jun2016/historia.html (Site da Marinha do Brasil)

 

 

Foto: Al Marszalek

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página