Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Acessos: 1104

Solenidade alusiva ao Dia da Arma de Artilharia

 

            No dia 9 de junho, no Colégio Militar de Manaus (CMM), ocorreu a solenidade militar alusiva ao Dia da Arma de Artilharia. O evento constou de leitura do alusivo ao Dia da Arma, desfile de uma representação de Unidade de Tiro do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva, e, por fim, desfile da Tropa, ocasião em que os alunos do Grêmio de Artilharia desfilaram em destaque.

 

 

 

 

 

 

Conheça uma pouco da história do Marechal Emílio Luiz Mallet – Patrono da Arma

 

No dia 10 de junho, data do nascimento do Marechal Emílio Luiz Mallet, o Exército Brasileiro comemora o dia da Arma de Artilharia. O Barão de Itapevi, título pelo qual era conhecido o insigne Marechal, nasceu em 1801 na cidade de Dunquerque, na França, e emigrou com sua família para o Brasil, fixando-se na cidade do Rio de Janeiro.

Mallet recebeu do Imperador D. Pedro I – que o conhecia e lhe reconheceu a vocação para a carreira das Armas – convite para ingressar nas fileiras do Exército nacional, que se estava reorganizando após a recém-proclamada Independência. Alistou-se a 13 de novembro de 1822, assentando praça como 1° cadete. Iniciou, assim, uma vida militar dedicada inteiramente ao Exército e ao Brasil.

Em 1823 matriculou-se na Academia Militar do Império. Como já possuía os cursos de Humanidade e Matemática, foi-lhe dado acesso ao de Artilharia. Nesse mesmo ano, jurou a Constituição do Império, adquirindo nacionalidade brasileira.

Comandava Mallet a 1ª Bateria do 1º Corpo de Artilharia Montada quando seguiu para a Campanha Cisplatina. Recebeu seu batismo de fogo e assumiu o comando de quatro baterias. Revelou-se soldado de sangue frio, valente, astuto. Fez-se respeitado por sua tropa, pelos aliados e pelos inimigos.

Fonte: Site do Exército Brasileiro.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página