O Dia das Comunicações
No dia 5 de maio é comemorado “O Dia das Comunicações”, em homenagem ao nascimento, em 5 de maio de 1865, na cidade de Mimoso-MT, do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, por ter sido ele um dos principais responsáveis por uma maior integração nacional, com a criação de importantes linhas telegráficas no país, cerca de 3.200 Km ao longo de regiões até então ditas impenetráveis, responsáveis por integrar a região sudeste ao centro-oeste e ao norte brasileiros.
A Arma de Comunicações
Arma de Comunicações teve seus primórdios na Guerra da Tríplice Aliança, quando o telégrafo foi utilizado pela primeira vez, introduzido pelo Duque de Caxias. Por ocasião do emprego da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial, a 1ª Companhia de Transmissões foi responsável por manter as ligações da tropa brasileira.
Por intermédio da Lei n° 3.654 de 04 de novembro de 1959, foi oficialmente criada a Arma de comunicações, dando também origem ao atual Curso de Comunicações da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ao qual foi atribuída a nobre missão de formar os oficiais integrantes da Arma de Comunicações.
No ano de 1979, em Três Corações, foi criado o Curso de Comunicações da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), que passou a habilitar os sargentos para o exercício das funções inerentes à praça combatente da Arma do Comando.
As missões atribuídas à Arma de Comunicações são instalar, explorar e manter os sistemas de comunicações sob sua responsabilidade, permitindo que as ordens de qualquer escalão de comando sejam transmitidas e cumpridas com eficiência.
Na Era da Informação e do Conhecimento, as comunicações estão presentes em todos os sistemas corporativos do EB, sejam eles estratégicos ou táticos, em apoio às operações de guerra ou não guerra.
Os projetos estruturantes que guiam a modernização da Força têm dado grande atenção ao emprego das comunicações. Projetos como o SISFRON e a Defesa Cibernética têm atestado tal prioridade. A crescente importância da Guerra Cibernética vem impondo aos herdeiros de Rondon grandes desafios, visando obter o controle do espaço cibernético, a fim de garantir nossas comunicações e dificultar ou impedir as comunicações do inimigo.
O Grêmio de Comunicações do CMM
O Colégio Militar de Manaus (CMM) possui um Grêmio Recreativo de Comunicações, destinado aos alunos voluntários, que tem por finalidade de desenvolver os valores necessários à formação do cidadão, fortalecer a integração e o espírito dos associados e estimular a prática de atividades sociais, culturais, esportivas e recreativas como instrumentos do desenvolvimento do desempenho escolar, sob a inspiração do Patrono da Arma de Comunicações - Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
Crédito das Fotos: CComSEx e Seç Com Soc CMM