Formatura Semanal
A formatura semanal do CMM teve por finalidade realizar referência aos militares que concluíram o Estágio de Adaptação à Vida na Selva, o dia da arma de Infantaria e a entrega do distintivo de Selva e da Boina Camuflada aos soldados recém-incorporados.
No período de 15 a 19 de maio, ocorreu, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS Amv), o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS 2023). Na ocasião, seis militares do CMM concluíram com aproveitamento o estágio, habilitando-os a participar das atividades de preparo e emprego da força terrestre na região.
No dia 24 de maio, comemora-se o Dia da Arma de Infantaria, tão antiga quanto a própria guerra. Caracterizada, desde o início, pelo combate aproximado, ela tem evoluído e se mostrado indispensável aos conflitos atuais, comprovando, assim o porquê de ser denominada “Rainha das Armas”.
O distintivo de selva é concedido aos soldados do efetivo variável que concluíram com aproveitamento o Estágio Básico de Combatente de Selva (EBCSl), o qual possibilita o militar a operar no âmbito do Comando militar da Amazônia. A boina camuflada é o símbolo do soldado da Amazônia. A sua utilização representa o término do período de formação básica do soldado combatente. O Comandante do CMM entregou, junto com os familiares do soldado Vale, destaque do acampamento, a boina camuflada e o distintivo de Selva. A formatura foi marcada de grande emoção pela presença expressiva dos familiares dos soldados, que realizaram a entrega da boina.