Colégio Militar de Manaus é Destaque no 3º Desafio Global do Conhecimento
Manaus/AM - Alunos e Professores do CMM destacaram-se por ocasião da realização do 3° Desafio Global do Conhecimento, evento realizado no período de 2 a 5 de outubro no Colégio Militar de Brasília. Neste ano, a 3ª edição do evento trouxe um desafio para os mais de 500 alunos dos 13 Colégios que compõem o Sistema Colégio Militar do Brasil: desenvolver propostas de projetos com escopo nas Inovações para a Conservação do Meio Ambiente e a Transformação da Sociedade do Futuro.
O CMM obteve o 1 º Lugar na Feira de Robótica, com o Projeto EcoSmart: Gestão Consciente de Resíduos e o 2° lugar na Feira de Ciências, com o Projeto Casa Ribeirinha com Tecnologia Aproveitável e Sustentável. Ainda, os Alunos Vargas de Mendonça e Pedro Matos obtiveram o 4° lugar no Quizz " Racha Cuca" e, na Olimpíada de Matemática, a aluna Carine Wendling recebeu Menção Honrosa na prova elaborada pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
O Colégio teve também importante e destacada participação no Mundo CM, atividade de simulação de discussões de Organismos Internacionais, realizada nos moldes da Organização das Nações Unidas e na Feira Global, onde os Alunos representaram e destacaram a cultura e as tradições de Israel.
Com esses destaques, o Colégio conquistou, pelo 3° ano consecutivo, o direito de participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), na Universidade de São Paulo (USP).
CONHEÇA OS PROJETOS
Projeto EcoSmart: Gestão Consciente de Resíduos. Elaborado pelo Aluno Juliano Portela e pela Aluna Machado, este projeto contempla a criação de dois protótipos: a Geladeira Inteligente, um sistema e um aplicativo que armazenam os dados dos produtos, notificando o usuário quando a data de vencimento estiver próxima, o que evita o desperdício; e a Lixeira Interativa, um sistema e um aplicativo que controlam o descarte de materiais nos compartimentos separados segundo o tipo de resíduo – a abertura de cada compartimento apenas é acionada se o sensor reconhecer o material correlato – e envia, quando o volume de resíduos atinge o limite programado em cada compartimento, notificações às respectivas empresas de coleta e reciclagem cadastradas, contribuindo, assim, para que, desde o descarte até a destinação, as ações sejam eficientes e afirmativas do desenvolvimento sustentável.
Casa Ribeirinha com Tecnologia Aproveitável e Sustentável: Desenvolvido pelos Alunos Vargas de Mendonça, Dinelsa e Jeanna, teve como orientadora a 1° Tenente Suzana.
Trata-se de um projeto que trabalha a necessidade constante de uso e transformação dos recursos naturais, a fim de tornar sustentável a relação entre homem e natureza. O Objetivo deste trabalho é utilizar de diversos tipos de materiais recicláveis e de recursos naturais, promovendo a conscientização e a preservação da natureza e buscando ações práticas que possam fazer parte da realidade do ribeirinho amazônico, de modo a integrar soluções tecnológicas a alternativas economicamente sustentáveis, como o uso da luz solar (placa de captação de energia solar e fogão solar); o reaproveitamento do lixo orgânico (composteira doméstica); material reciclável (luminárias de garrafas “PET”); o reaproveitamento de espaço físico (teto verde).
A construção da casa ribeirinha foi feita com uso de bambu – material natural, resistente e de fácil aquisição e por meio do tratamento de água com as plantas aquáticas, tecnologia inovadora, eficiente e de baixo custo para a qualidade de vida.