CMM recebe prêmio “Referência Nacional” em educação a distância
No ano em que completa duas décadas de existência, o Curso Regular de Educação a Distância (CREAD) do CMM recebe o prêmio de referência nacional, categoria diamante, em evento promovido pelo famoso Instituto Micropower - transformação digital, de São Paulo (SP).
Entre os finalistas estavam instituições como EMBRAER, EMBRAPA e Bradesco, tendo o projeto de educação a distância do CMM se destacado pela qualidade do ensino e uso de tecnologias digitais para atender alunos nas mais variadas cidades da Amazônia brasileira e do exterior.
O projeto foi elaborado pelo Coronel Ribeiro contando com a inserção de elementos da chamada “gamificação” do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) realizado pela Tenente Catique e ainda teve sua tese defendida na final pelo Major Pantoja.
A iniciativa única no País, de conduzir a educação básica do 6° ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, desde a matrícula até as aulas no AVA, atuando em assuntos de tesouraria, plantões de dúvidas, avaliações e pesquisas, totalmente digital, foram fundamentais para os quesitos de sustentabilidade, agilidade e desburocratização na área da educação.
O difícil cenário da pandemia comprovou que o investimento em tecnologia e inclusão digital na educação foi primordial para manter o Sistema Colégio Militar do Brasil funcionando, enquanto muitas escolas do País fechavam, minimizando os efeitos adversos causados no processo ensino-aprendizagem e permitindo que os anos letivos fossem concluídos.
A Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), muito antes da internet, já vislumbrava a educação a distância como ferramenta de inclusão em apoio a família militar servindo nos diversos rincões da Amazônia. Atualmente, existem, em média, 550 (quinhentos e cinquenta) alunos matriculados no Brasil e no exterior, dependentes de militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, no Curso Regular de Educação a Distância.