CMM obtém excelentes resultados durante participação na maior feira de Ciência e Tecnologia da América Latina
No período de 25 a 28 de outubro, o Colégio Militar de Manaus levou dois projetos para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (RS).
Concorrendo com outros 377 trabalhos na categoria Júnior, o projeto Ecocity, idealizado por três alunas do 8º ano do Ensino Fundamental, inovou ao tratar a difusão da problemática do lixo eletrônico e a criação do IRE (inteligência robotizada de e-waste), uma lixeira inteligente que permite o descarte correto do lixo eletrônico e incentiva a coleta.
O CMM também apresentou o EUREKAS, disputado contra outros 329 projetos. O Eurekas foi projetado por três alunos do 2º ano do Ensino Médio. Trata-se de uma Estufa para União Regional com Aproveitamento de energia Solar, cujo o objetivo é criar uma casa de vegetação controlável a fim possibilitar o cultivo de espécies não nativas em determinadas regiões.
Entre os prêmios ofertados pela Mostratec, estão: vaga em programa de StartupRS Digital, estande no Gramado Summit 2023, expedição científica às Ilhas da Trindade e Martin Vaz e patente para projeto. Também serão distribuídas duas bolsas de cursos de qualificação e três bolsas de estudos para idiomas. Os vencedores também serão premiados com notebooks, calculadoras e assistente virtual.
Os melhores trabalhos garantem credenciamentos para ao menos 15 feiras diferentes, entre eventos nacionais e internacionais. O Projeto EUREKAS conquistou o 2⁰ Lugar Geral da Mostratec, e o Projeto ECOCITY classificou-se para a Feira de Ciências Jovem, em Recife.